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O Menino da Última Carteira
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O Menino da Última Carteira

Marli dias Ribeiro
Autor
Marli dias Ribeiro
Marli Dias Ribeiro, doutora em educação, professora, palestrante e escritora. Vencedora do Prêmio Gestão Escolar DF. Atua na carreira magistério há mais de 20 anos. Tem experiência em gestão escolar, coordenação e formação de professores e gestores. Mestre em Educação, Pós graduada em Educação no Sistema Penitenciário e Gestão Escolar. Formação Internacional em Liderança Escolar. Tem artigos e textos publicados em livros e revistas. Com Interesses: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Formação de professores e gestores, Matemática e Química. Palestras, oficinas e eventos educacionais.
Capa do Livro O Menino da Última Carteira

Você sabia que muitos estudantes estão sendo prejudicados pela distorção idade-série, atraso escolar ou defasagem entre a idade e o ano de estudo?

Essa diferença entre a idade ideal para uma série e a idade real do aluno pode afetar diretamente seu desempenho escolar e suas perspectivas de futuro. Mas a boa notícia é que existem soluções para esse problema! Soluções criativas e colaborativas.

O livro escrito pela Doutora em Educação Marli Dias Ribeiro mostra, a partir de um estudo, que a gestão democrática nas escolas é fundamental para reduzir a distorção idade-série.

Ao envolver todos os membros da comunidade escolar – diretores, professores, alunos e famílias – na tomada de decisões, é possível identificar as causas desse problema e encontrar soluções personalizadas para cada realidade.

Mas como a gestão democrática pode ajudar?
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  • Diálogo e participação: ao promover um ambiente de diálogo aberto, a escola cria um espaço seguro para que todos expressem suas opiniões e necessidades.
  • Identificação das causas: através da participação de todos, é possível identificar as causas da distorção idade-série, como dificuldades de aprendizagem, problemas sociais ou falta de recursos.
  • Criação de soluções personalizadas: com base nas causas identificadas, a escola pode desenvolver projetos e ações específicas para atender às necessidades de cada aluno.
  • Empoderamento da comunidade escolar: ao envolver a comunidade, a escola fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade de todos pela educação.

O que podemos fazer?
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  1. Implementar a gestão democrática: é fundamental que as escolas promovam a participação de todos na tomada de decisões.
  2. Apoiar iniciativas que combatam a distorção idade-série: buscar informações sobre projetos e programas que visam reduzir essa desigualdade.
  3. Divulgar a importância da gestão democrática para mitigar o fracasso escolar: compartilhar informações sobre o tema em suas redes sociais.

Essa obra é um escrito importante que evidencia como podemos construir escolas mais justas e democráticas, onde todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver na idade certa. É uma leitura obrigatória para quem deseja promover uma educação participativa.

Leiam, divulguem e se mobilizem para que nenhum estudante fique para trás.

Onde encontrar
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Adquira o seu exemplar na Editora CRV

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