Ir para o conteúdo principal
A Distorção Idade-Série no Brasil: Um Desafio para a Educação
  1. Artigos e Pensamentos/

A Distorção Idade-Série no Brasil: Um Desafio para a Educação

·334 palavras·2 minutos· loading · loading ·
Marli dias Ribeiro
Autor
Marli dias Ribeiro
Marli Dias Ribeiro, doutora em educação, professora, palestrante e escritora. Vencedora do Prêmio Gestão Escolar DF. Atua na carreira magistério há mais de 20 anos. Tem experiência em gestão escolar, coordenação e formação de professores e gestores. Mestre em Educação, Pós graduada em Educação no Sistema Penitenciário e Gestão Escolar. Formação Internacional em Liderança Escolar. Tem artigos e textos publicados em livros e revistas. Com Interesses: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Formação de professores e gestores, Matemática e Química. Palestras, oficinas e eventos educacionais.

A Distorção Idade-Série no Brasil: Um Desafio para a Educação
#

A distorção idade-série é um problema educacional persistente no Brasil, caracterizado pela discrepância entre a idade cronológica do estudante e a série que ele frequenta. Em outras palavras, trata-se de uma situação em que um aluno está em uma série escolar acima ou abaixo daquela correspondente à sua idade. A educação é um direito de todos e a distorção idade-série é um obstáculo que impede muitos jovens de alcançar seu pleno potencial. Suas causas, consequências e impactos precisam ser conhecidos para que o enfrentamento seja adequado.

Causas da Distorção Idade-Série:
#

  • Repetência: A repetição de séries é um dos principais fatores que contribuem para a distorção idade-série. Diversos fatores podem levar à repetência, como dificuldades de aprendizagem, problemas socioeconômicos, falta de acompanhamento familiar e até mesmo falhas no sistema educacional.
  • Entrada tardia na escola: Crianças que ingressam na escola após a idade recomendada, seja por questões socioeconômicas ou por outros motivos, tendem a apresentar maior dificuldade em acompanhar o ritmo da turma e, consequentemente, a distorcer a idade-série.
  • Abandono escolar: O abandono escolar, seguido de um retorno posterior, também pode gerar distorção idade-série. Ao retornar aos estudos, o aluno pode precisar ser realocado em uma série inferior à que corresponderia à sua idade.

Consequências da Distorção Idade-Série:
#

  • Dificuldades de aprendizagem: A distorção idade-série pode gerar sobrecarga ou, por outro lado, desmotivação e dificuldades de aprendizagem para o aluno.
  • Baixa autoestima: A sensação de não estar no lugar certo e de não acompanhar os colegas pode afetar a autoestima e o desenvolvimento social do estudante.
  • Evasão escolar: A distorção idade-série pode aumentar o risco de evasão escolar, uma vez que o aluno pode se sentir desmotivado e deslocado do ambiente escolar.
  • Desigualdade social: A distorção idade-série está frequentemente associada às questões socioeconômicas, perpetuando desigualdades sociais e dificultando a ascensão social.

Impactos para a Sociedade:
#

  • Diminuição da qualidade do ensino: A presença de alunos com diferentes níveis de desenvolvimento em uma mesma sala

Relacionados

Sobre Pesadelos e Sonhos

·172 palavras·1 minuto· loading · loading
Uma reflexão sobre a incerteza do mundo pós-moderno e a necessidade urgente de os educadores questionarem suas práticas diante da fluidez da informação, transitando entre o velho e o novo tempo.

comments powered by Disqus