Ir para o conteúdo principal
Pobreza Menstrual: Narrativas e Memórias de um Fluxo de Amor – Por que precisamos conversar sobre a pobreza menstrual?
  1. Artigos e Pensamentos/

Pobreza Menstrual: Narrativas e Memórias de um Fluxo de Amor – Por que precisamos conversar sobre a pobreza menstrual?

·381 palavras·2 minutos· loading · loading ·
Marli dias Ribeiro
Autor
Marli dias Ribeiro
Marli Dias Ribeiro, doutora em educação, professora, palestrante e escritora. Vencedora do Prêmio Gestão Escolar DF. Atua na carreira magistério há mais de 20 anos. Tem experiência em gestão escolar, coordenação e formação de professores e gestores. Mestre em Educação, Pós graduada em Educação no Sistema Penitenciário e Gestão Escolar. Formação Internacional em Liderança Escolar. Tem artigos e textos publicados em livros e revistas. Com Interesses: Gestão Escolar, Gestão Democrática, Formação de professores e gestores, Matemática e Química. Palestras, oficinas e eventos educacionais.

Pobreza Menstrual: Narrativas e Memórias de um Fluxo de Amor
#

Nos pequenos ou grandes passos que marcam a história Nos desafios socialmente cristalizados pela exclusão feminina As insurgências ultrapassam as filosofias, desafiam os números e reagem em posicionamentos, ações e lutas em um vermelho sangue amor. — Marli Dias Ribeiro


Falar sobre os aspectos que envolvem a intimidade feminina ainda é um grande desafio. O tema, apesar de atingir milhares de meninas e mulheres em todo Brasil, não chega a ser debatido com a urgência que merece. E você, já ouviu falar em pobreza menstrual? Ela existe e afeta o mundo feminino, social, psicologicamente e em termos de saúde e higiene.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresentam este contexto no Relatório Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos do UNICEF (2021), informando que existe contingente expressivo de mulheres que não têm acesso ao absorvente para higiene pessoal. Elas arriscam-se com formas inadequadas e improvisadas para conter o sangramento: papel higiênico, pedaços de panos, roupas velhas, jornal e até miolo de pão.

Sensibilizada pela realidade excludente que vivemos, tive a oportunidade de participar, a convite do INSTITUTO ELA - Educadoras do Brasil, da organização de uma obra literária que reuniu mulheres de todo Brasil, em prol desta temática e da campanha Adote um Ciculo, que é uma ação contínua.

Com a pandemia, a situação de vulnerabilidade aumentou muito. E mesmo em tempos de pós-pandemia nossas iniciativas devem continuar para atendermos muitas mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.

Por isto, lhe convidamos a conhecer a obra Narrativas e Memórias de um fluxo de amor, que reuniu 41 escritoras voluntárias do BRASIL e teve seu lançamento no Congresso de Gestão Educacional (GEDUC) em São Paulo, dia 30 de março de 2023.

No livro, além de dados e histórico do problema, envolvemos os leitores em narrativas e poesias que desenvolvem o tema. Informação e emoção juntas, para ampliar essa rede em favor da dignidade feminina.

Para saber mais, leia e adquira o livro e, claro, adote um Ciclo! Contamos com você nessa narrativa colaborativa.


Livro: Narrativas e Memórias de um fluxo de amor - Editora Um livro Organização: Marli Dias Ribeiro; Sandra Garcia; Sônia Colombo. Mais informações e aquisição da obra: INSTITUTO ELA- EDUCADORAS DO BRASIL

Relacionados

Sobre Pesadelos e Sonhos

·172 palavras·1 minuto· loading · loading
Uma reflexão sobre a incerteza do mundo pós-moderno e a necessidade urgente de os educadores questionarem suas práticas diante da fluidez da informação, transitando entre o velho e o novo tempo.

O Menino da Última Carteira

Da invisibilidade à superação da Pedagogia do Fracasso Escolar. Um estudo sobre como a gestão democrática pode reduzir a distorção idade-série.

comments powered by Disqus